25. O
PIBID
Por
ser uma instituição que forma profissionais de ensino, a
UEG-Formosa deve estimular o quanto puder o contato de seus alunos
com a educação de nível fundamental e médio. A contribuição
dada pelo PIBID desde 2012 para que este contato se intensifique é
indiscutível. Trata-se de um programa que, em poucos anos, já
promoveu atividades acadêmicas de grande valia e se tornou
extremamente bem visto por alunos e professores.
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PIBID
O
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
foi criado para beneficiar com apoio financeiro parte dos alunos dos
cursos de licenciatura. Além disso, estes alunos ganham experiência
importante ao interagirem com os ensinos fundamental e médio antes
mesmo de estarem formados. Trata-se de um programa que recebe enormes
elogios e apoio quase unânime do ensino superior. O PIBID enriquece
a formação acadêmica dos alunos-bolsistas, melhora a relação da
Universidade com outras instituições educacionais e estimula
debates importantes sobre a formação de professores. Os primeiros
subprojetos começaram a funcionar na UEG-Formosa sem muito alarde,
mas logo demonstraram o quanto podiam contribuir academicamente e,
sem demora, passaram a ser muito valorizados.
DETALHES
DO PIBID
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O PIBID foi criado pela CAPES em 2007.
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A UEG inscreveu um projeto para o PIBID pela primeira vez em 2012.
Naquela época, 146 instituições de ensino superior já tinham
projetos de PIBID aprovados. Dois anos depois, esse número havia
aumentado para 284.
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No primeiro projeto da UEG para o PIBID, havia 40 subprojetos.
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Os 40 primeiros subprojetos do PIBID que funcionaram na UEG estavam
vinculados a 16 Unidades Universitárias e contavam com 240
alunos-bolsistas. Destes 40 subprojetos, 2 eram da UEG-Formosa (o do
curso de História e o do curso de Letras).
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Ao iniciar suas atividades, os 2 primeiros subprojetos do PIBID da
UEG-Formosa contavam com 12 alunos-bolsistas (6 de História e 6 de
Letras). Atualmente, são 4 subprojetos e 33 alunos-bolsistas.
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Cada curso de licenciatura pode abrigar apenas um subprojeto do PIBID.
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É a própria Coordenação do subprojeto do PIBID que prepara e
desenvolve o processo de seleção dos alunos-bolsistas.
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Atualmente, é obrigação do aluno-bolsista do PIBID participar do
CEPE (Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão), um evento promovido
anualmente pela UEG para divulgar atividades científicas
desenvolvidas por seus alunos e professores. Além disso, o
aluno-bolsista deve se dedicar, no mínimo, 8 horas por semana ao
subprojeto.
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O valor pago pela CAPES aos alunos-bolsistas do PIBID (R$ 400,00)
ainda é o mesmo de 2012.
PIBIDs
DA UEG-FORMOSA EM 2015
PIBID
DO CURSO DE GEOGRAFIA
Parceria:
UEG - Colégio Estadual Claudiano Rocha
Coordenadora
de Área: Ivani Marisa Cayser (UEG)
Supervisor:
Átila Araújo da Cunha (Col. Claudiano Rocha)
Número
de bolsistas: 6
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PIBID
DO CURSO DE HISTÓRIA
Parceria:
UEG - Colégio Estadual Hugo Lobo
Coordenador
de Área: Juliano de Almeida Pirajá (UEG)
Supervisor:
George Augusto da Silva (Col. Hugo Lobo)
Número
de bolsistas:12
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PIBID
DO CURSO DE LETRAS
Parceria:
UEG - Colégio Estadual Hugo Lobo
Coordenadora
de Área: Émile Cardoso Andrade (UEG)
Supervisora:
Alline Paula Santos de Oliveira (Col. Hugo Lobo)
Número
de bolsistas: 10
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PIBID
DO CURSO DE PEDAGOGIA
Parceria:
UEG - Escola Municipal Gabriela Amado
Coordenadora
de Área: Sônia Bessa da Costa Nicácio Silva (UEG)
Supervisora:
Ilma Gonçalves de Mesquita Marques (Esc. Gabriela Amado)
Número
de bolsistas: 5
A
FALSA SUSPENSÃO DO PIBID
Em
junho de 2015, foi noticiado que restrições orçamentárias
impostas pelo governo federal provocariam a suspensão do PIBID. Nas
Universidades, houve grande descontentamento. Documentos contendo
várias assinaturas chegaram a ser divulgados para manifestar repúdio
à decisão. A CAPES, rapidamente, reagiu. Em comunicado oficial,
declarou que o PIBID seria mantido:
A
CAPES esclarece que nenhum bolsista do PIBID que se encontra no
sistema de pagamento da CAPES terá sua bolsa descontinuada.
Ressalta-se ainda que todos os comunicados desta instituição são
divulgados pela Direção do órgão, não sendo autorizado o envio
de mensagem de caráter oficial por servidores. A CAPES informa ainda
que está se adequando ao limite orçamentário que lhe foi
estabelecido, em permanente diálogo com o Ministério da Educação,
de forma a garantir a manutenção dos programas e ações
estruturantes e essenciais. Ressaltamos novamente que não haverá
interrupção de programas em funcionamento.
Em
vários cursos de licenciatura de todo o Brasil, foi enorme o alívio
e a satisfação provocados por este informe. Ficou claro o tamanho
do apoio que o PIBID tem entre alunos e professores.