Dia 25


25. O PIBID

Por ser uma instituição que forma profissionais de ensino, a UEG-Formosa deve estimular o quanto puder o contato de seus alunos com a educação de nível fundamental e médio. A contribuição dada pelo PIBID desde 2012 para que este contato se intensifique é indiscutível. Trata-se de um programa que, em poucos anos, já promoveu atividades acadêmicas de grande valia e se tornou extremamente bem visto por alunos e professores.

* * * *

PIBID

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado para beneficiar com apoio financeiro parte dos alunos dos cursos de licenciatura. Além disso, estes alunos ganham experiência importante ao interagirem com os ensinos fundamental e médio antes mesmo de estarem formados. Trata-se de um programa que recebe enormes elogios e apoio quase unânime do ensino superior. O PIBID enriquece a formação acadêmica dos alunos-bolsistas, melhora a relação da Universidade com outras instituições educacionais e estimula debates importantes sobre a formação de professores. Os primeiros subprojetos começaram a funcionar na UEG-Formosa sem muito alarde, mas logo demonstraram o quanto podiam contribuir academicamente e, sem demora, passaram a ser muito valorizados.

DETALHES DO PIBID

- O PIBID foi criado pela CAPES em 2007.

- A UEG inscreveu um projeto para o PIBID pela primeira vez em 2012. Naquela época, 146 instituições de ensino superior já tinham projetos de PIBID aprovados. Dois anos depois, esse número havia aumentado para 284.

- No primeiro projeto da UEG para o PIBID, havia 40 subprojetos.

- Os 40 primeiros subprojetos do PIBID que funcionaram na UEG estavam vinculados a 16 Unidades Universitárias e contavam com 240 alunos-bolsistas. Destes 40 subprojetos, 2 eram da UEG-Formosa (o do curso de História e o do curso de Letras).

- Ao iniciar suas atividades, os 2 primeiros subprojetos do PIBID da UEG-Formosa contavam com 12 alunos-bolsistas (6 de História e 6 de Letras). Atualmente, são 4 subprojetos e 33 alunos-bolsistas.

- Cada  curso de licenciatura pode abrigar apenas um subprojeto do PIBID.

- É a própria Coordenação do subprojeto do PIBID que prepara e desenvolve o processo de seleção dos alunos-bolsistas.

- Atualmente, é obrigação do aluno-bolsista do PIBID participar do CEPE (Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão), um evento promovido anualmente pela UEG para divulgar atividades científicas desenvolvidas por seus alunos e professores. Além disso, o aluno-bolsista deve se dedicar, no mínimo, 8 horas por semana ao subprojeto.

- O valor pago pela CAPES aos alunos-bolsistas do PIBID (R$ 400,00) ainda é o mesmo de 2012.

PIBIDs DA UEG-FORMOSA EM 2015

PIBID DO CURSO DE GEOGRAFIA

Parceria: UEG - Colégio Estadual Claudiano Rocha

Coordenadora de Área: Ivani Marisa Cayser (UEG)
Supervisor: Átila Araújo da Cunha (Col. Claudiano Rocha)
Número de bolsistas: 6

---

PIBID DO CURSO DE HISTÓRIA

Parceria: UEG - Colégio Estadual Hugo Lobo

Coordenador de Área: Juliano de Almeida Pirajá (UEG)
Supervisor: George Augusto da Silva (Col. Hugo Lobo)
Número de bolsistas:12

---

PIBID DO CURSO DE LETRAS

Parceria: UEG - Colégio Estadual Hugo Lobo

Coordenadora de Área: Émile Cardoso Andrade (UEG)
Supervisora: Alline Paula Santos de Oliveira (Col. Hugo Lobo)
Número de bolsistas: 10

---

PIBID DO CURSO DE PEDAGOGIA

Parceria: UEG - Escola Municipal Gabriela Amado

Coordenadora de Área: Sônia Bessa da Costa Nicácio Silva (UEG)
Supervisora: Ilma Gonçalves de Mesquita Marques (Esc. Gabriela Amado)
Número de bolsistas: 5

A FALSA SUSPENSÃO DO PIBID

Em junho de 2015, foi noticiado que restrições orçamentárias impostas pelo governo federal provocariam a suspensão do PIBID. Nas Universidades, houve grande descontentamento. Documentos contendo várias assinaturas chegaram a ser divulgados para manifestar repúdio à decisão. A CAPES, rapidamente, reagiu. Em comunicado oficial, declarou que o PIBID seria mantido:

A CAPES esclarece que nenhum bolsista do PIBID que se encontra no sistema de pagamento da CAPES terá sua bolsa descontinuada. Ressalta-se ainda que todos os comunicados desta instituição são divulgados pela Direção do órgão, não sendo autorizado o envio de mensagem de caráter oficial por servidores. A CAPES informa ainda que está se adequando ao limite orçamentário que lhe foi estabelecido, em permanente diálogo com o Ministério da Educação, de forma a garantir a manutenção dos programas e ações estruturantes e essenciais. Ressaltamos novamente que não haverá interrupção de programas em funcionamento.

Em vários cursos de licenciatura de todo o Brasil, foi enorme o alívio e a satisfação provocados por este informe. Ficou claro o tamanho do apoio que o PIBID tem entre alunos e professores.