Dia 2


2. O PRIMEIRO VESTIBULAR

O vestibular foi o primeiro contato oficial da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Formosa com os seus futuros estudantes. Depois de vários ajustes e preparativos, as inscrições foram abertas no fim de maio de 1986. As provas foram realizadas em junho. Tudo transcorreu sem problemas, reforçando as expectativas positivas quanto ao futuro da Faculdade

* * * *

A TRADIÇÃO DO VESTIBULAR
 
O vestíbulo é um local em que as pessoas podem deixar algumas de suas vestes antes de entrar em determinado recinto. É o último ambiente pelo qual se passa antes de se chegar a um destino. O exame chamado de vestibular, então, é a última avaliação que se faz antes do ingresso no ensino superior.

Trata-se de um evento tradicional para muitas Universidades. Além do aspecto avaliativo e seletivo, há também o aspecto simbólico, que faz do vestibular um ritual contemporâneo de passagem não só do ensino básico para o ensino superior, mas também de uma fase para outra da vida. O ritual é composto por diferentes práticas, como os estudos antes da prova, os procedimentos no próprio dia da prova e a divulgação dos resultados.

DETALHES DO VESTIBULAR DE 1986

- O período de inscrições era, inicialmente, de uma semana e meia. Depois, foi prorrogado por mais dois dias.

- O valor da taxa de inscrição era de 70 cruzados. Era preciso fazer o pagamento no Banco do Estado de Goiás (BEG), que montou um posto de atendimento na Faculdade durante o período de inscrições. O BEG já não existe mais. Foi federalizado em 1999 e comprado pelo banco Itaú em 2001.

- Ao fazer a sua inscrição, o candidato deveria escolher dois cursos, sendo um a sua primeira pré-opção e o outro a sua segunda pré-opção.

- Dos 927 candidatos, 665 eram de Formosa, 246 do Distrito Federal e 16 de outras cidades.

- As provas foram realizadas em dois dias (14 e 15 de junho) no período da manhã. Os candidatos foram distribuídos em dois colégios, um ginásio de esportes e as instalações da própria Faculdade. No ginásio, as provas eram feitas na arquibancada com o uso de pranchetas (os candidatos haviam sido avisados que seria assim).

- Além dos profissionais responsáveis pelo atendimento médico e policiamento, havia 60 fiscais trabalhando no vestibular.

- Os adventistas solicitaram, e receberam, tratamento diferenciado. Ficaram recolhidos em uma sala reservada até o pôr-do-sol do sábado e, em seguida, puderam fazer as suas provas sem ferir suas crenças religiosas. Eram 4 candidatos.

- Dos 200 candidatos selecionados, 122 eram de Formosa, 68 do Distrito Federal e 10 de outras cidades.

COMPARAÇÃO DE VESTIBULARES NA FECLISF E UEG-FORMOSA (1986-2000-2014)
  
Junho de 1986
-------------------
Candidatos: 927
Vagas: 200
Concorrência: 4,63 candidatos por vaga

Novembro de 2000
------------------------------
Candidatos: 2.213
Vagas: 250
Concorrência: 8,85 candidatos por vaga

Novembro de 2014
------------------------------
Candidatos: 579
Vagas: 184
Concorrência: 3,14 candidatos por vaga

O INGRESSO NA UEG

O vestibular é um processo muito tradicional, mas não é o único sistema de seleção de novos alunos para o ensino superior. A própria UEG tem outros sistemas e normas mais atuais para a seleção e o ingresso de seus estudantes. Em resumo, são os seguintes:

SAS (Sistema de Avaliação Seriada): Apenas estudantes do ensino médio podem se inscrever neste sistema. Os candidatos fazem três provas em três anos (ao fim do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio). A terceira prova é mais ampla.

ENEM: Quando há vagas não preenchidas em algum curso da UEG, é realizada uma seleção baseada na nota do ENEM. Um edital específico estabelece as regras desta seleção.

COTAS: A UEG adotou o sistema de cotas em 2005. Atualmente, são 5% das vagas reservadas para candidatos com necessidades especiais e indígenas, 20% para candidatos negros e 20% para candidatos do ensino médio público. Milhares de pessoas já ingressaram na UEG pelo sistema de cotas.

TRANSFERÊNCIAS E PORTADORES DE DIPLOMAS: Vagas não preenchidas podem ser ocupadas por quem já estuda em alguma instituição de ensino superior e quer se transferir para a UEG. Outro caso é o do profissional já formado (portador de diploma) que quer ingressar em outro curso da UEG. Um edital específico estabelece as regras para estes tipos de ingresso.

O NÚCLEO DE SELEÇÃO DA UEG
 
No mesmo semestre em que foi criada a UEG, surgiu a Comissão Central de Vestibular da Universidade Estadual de Goiás (CCV-UEG). Tinha a missão de organizar os vestibulares e outros processos de seleção da recém-criada Universidade. No ano seguinte, a missão foi ampliada e a CCV-UEG passou a se apresentar como órgão apto a realizar concursos públicos e diversos processos seletivos para outras instituições.
A estrutura da CCV-UEG foi alterada em 2002 e o órgão passou a ser chamado de Núcleo de Seleção da UEG. Sua missão principal ainda é a mesma de 1999, mas sua oferta de serviços para outras instituições passou a ter alcance nacional.