Dia 22


22. A UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE (UNITI)

O projeto de extensão criado em 2007 na UEG-Formosa para oferecer serviços educacionais, culturais e sócio-recreativos a pessoas de idade mais avançada chamava a atenção pelo seu tamanho. Em seu segundo ano de existência, já contava com mais de duzentos alunos, mais de quinze professores e mais de vinte alunos-monitores. Indiscutivelmente, um sucesso. Foi um dos maiores projetos já realizados na UEG-Formosa até hoje.

* * * *

TERCEIRA IDADE

O termo terceira idade surgiu na França e é da década de 1970. A ideia da Universidade da Terceira Idade surgiu no mesmo país. Depois, espalhou-se pelo mundo. Atualmente, várias Universidades possuem projetos voltados para idosos. Na cidade francesa de Toulouse, fica a Associação Internacional de Universidades da Terceira Idade (AIUTA).

A UNITI DA UEG-FORMOSA
 
O projeto Universidade da Terceira Idade (Uniti) foi um dos mais importantes já realizados na UEG-Formosa em toda a sua história. Reunia grande número de alunos e também vários professores e monitores, além de colaboradores na comunidade externa. A Uniti levava os seus alunos a pensarem sobre si mesmos e a melhorarem o seu modo de vida sob vários aspectos:

FÍSICOS: Os alunos desenvolviam atividades corporais e obtinham maior conhecimento sobre os diversos aspectos do envelhecimento.

INTELECTUAIS: Os alunos desenvolviam o pensamento crítico, exercitavam a leitura, envolviam-se em práticas artísticas e obtinham maior conhecimento sobre assuntos contemporâneos, como informática e ecologia.

POLÍTICOS: Os alunos obtinham conhecimentos sobre cidadania e direitos dos idosos.

SOCIAIS: Os alunos interagiam com pessoas mais jovens e participavam de atividades de lazer e de turismo.

O impacto sobre os alunos era notório e a animação durante as aulas era evidente. Na eleição de 2009 para Diretor da UEG-Formosa, alguns alunos fizeram questão de ir a um dos debates entre os candidatos para questionar sobre a manutenção do projeto. Receberam respostas positivas. A Uniti durou até 2012

O ESTATUTO DO IDOSO

Em grande parte, o projeto Uniti se inspirava no Estatuto do Idoso (lei 10.741, de outubro de 2003), que foi aprovado após tramitar por 8 anos no Congresso Nacional. O Estatuto dava às pessoas com mais de 60 anos uma série de direitos e garantias. O terceiro artigo estava em perfeita sintonia com os objetivos da Uniti:

Art. 3 - É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Antes do Estatuto do Idoso, já havia a lei 8.842, de janeiro de 1994, que assegurava aos idosos “(...) todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida”.

DETALHES DO PROJETO UNITI
 
- A Uniti era um projeto de extensão. Foi idealizado pela Prof. Elizabeth Carvalho de Freitas, sua primeira Coordenadora. Deu início às suas atividades em abril de 2007.

- Para se matricular, era preciso ter 50 anos ou mais.

- Não era exigida nenhuma escolaridade para a matrícula.

- O número de classes oscilou entre 4 e 6. As duas primeiras classes eram formadas por alunos que tinham problemas de leitura e escrita. Alguns alunos foram alfabetizados na Uniti.

- As aulas na UEG eram realizadas em apenas dois dias da semana.

- Todos os alunos podiam participar das atividades físicas, dos bailes e dos passeios.

- A carga horária total a ser cumprida pelos alunos era de 245 horas.

- A Uniti contava com o apoio de professores e monitores, que podiam ser da comunidade externa ou da UEG. Entre os monitores, predominavam estudantes da Pedagogia.

- Todos os professores e monitores trabalhavam em caráter voluntário.

- Em apoio à Uniti, médicos ofereciam atendimento aos alunos gratuitamente.

- A Uniti contava também com o apoio de instituições da cidade. As atividades físicas, por exemplo, eram realizadas no Formosa Tênis Clube e na AABB.

- O número de alunos era considerado alto. Em 2008, por exemplo, já eram 237.

- Na época da criação da Uniti, havia projetos semelhantes em outros Estados do país. Atualmente, várias instituições brasileiras de ensino superior mantêm projetos com o mesmo objetivo.

- A emissora da Rede Globo sediada em Luziânia enviou uma equipe à UEG-Formosa para produzir uma matéria jornalística sobre a Uniti.

AS DISCIPLINAS DA UNITI
 
Quatorze disciplinas, distribuídas em 4 blocos anuais, compunham o conteúdo programático de todo o projeto Uniti. Eram estas:

História das cidades
(Re)pensando a vida
Criatividade e artes
Meio ambiente
Saúde e nutrição
Qualidade de vida e envelhecimento
Linguagem
Informática
História da arte
Sociedade e cultura
Ética e cidadania
Fitoterapia
Direitos do idoso
Atualidades

Além destas quatorze disciplinas, eram realizadas três atividades que colocavam todos os alunos do projeto juntos em grandes aulas: atividades físicas, bailes e passeios.