Dia 28


28. DOUTORA HONORIS CAUSA NA UEG-FORMOSA

Em 2013, Formosa sediou a entrega de um título de Doutora Honoris Causa, uma cerimônia tipicamente universitária e de grande relevância. A agraciada foi a peruana Bertha Rojas López, que havia ajudado a trazer para a cidade um evento acadêmico internacional. A cerimônia foi presidida pelo Reitor da UEG e contou com a presença de vários outros profissionais da Universidade (alguns vindos de Anápolis e de outros municípios).

* * * *

O TÍTULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA

O título de Doutor Honoris Causa é concedido pelas Universidades a pessoas que tenham se destacado por méritos relevantes, seja na área acadêmica ou além dela. São pessoas que deram contribuição significativa para o desenvolvimento da educação, da cultura, das artes, da paz, da justiça ou de alguma outra causa honrosa. Trata-se de uma homenagem especial que tem grande importância simbólica e que expressa, de certa forma, a defesa de um ideal. A Universidade de Brasília, por exemplo, quis demonstrar seu apoio ao processo de redemocratização da América do Sul quando concedeu o título de Doutor Honoris Causa aos presidentes Raul Alfonsin e Júlio Maria Sanguinetti (da Argentina e do Uruguai) em 1986. Além de reconhecer os méritos das duas personalidades, posicionou-se claramente em defesa do ideal democrático e contra o autoritarismo.

Como a Universidade abriga múltiplas mentalidades que defendem ideais diferentes (e até antagônicos), a concessão do título pode acirrar divergências internas e dar origem a polêmicas. Além disso, uma homenagem que recebeu apoio quase unânime da comunidade acadêmica pode, anos depois, passar a ser considerada inadequada e injusta. Em algumas Universidades do Brasil, por exemplo, há debates sobre a revogação de títulos de Doutor Honoris Causa concedidos décadas atrás a personalidades que integraram ou apoiaram o Regime Militar.

BERTHA ROJAS LÓPEZ

A decisão de homenagear Bertha Rojas López em 2013 começou a ser cogitada pela UEG enquanto se acertava a realização do Congresso Latinoamericano de Compreensão Leitora (Conlacol) na cidade de Formosa. O Congresso foi promovido em parceria com a Universidade. Além da proximidade proporcionada por esta parceria, pesou também a carreira acadêmica de Bertha, dedicada principalmente à literatura e à educação. Resumidamente, merece destaque:

- Bertha Roja López dedicou-se desde muito jovem à literatura. Na Universidad Nacional del Centro del Perú, especializou-se em Espanhol e Literatura e, alguns anos depois, cursou o Mestrado em Docência Universitária.

- Passou por instituições de ensino superior em dois países comunistas: União Soviética (1980) e Cuba (1990).

- Aprofundou sua formação acadêmica na Universidad Nacional de San Simon, da Bolívia, e na Universidad Nacional de Educação Enrique Guzmán y Valle (La Cantuta), do Peru.

- Foi agraciada com prêmios de literatura em seu país. Entre eles, o dos Jogos Florais do Sinamos, em 1972, e o do concurso literário do Ministério da Educação do Peru, em 1980.

- Fez parte do primeiro comitê organizador do Congresso Latinoamericano de Compreensão Leitora (Conlacol) e foi a presidente do I Conlacol, que teve a cidade peruana de Huancayo como sede.

OS OUTROS DOUTORES HONORIS CAUSA DA UEG

MAURO BORGES: Foi deputado federal e senador, além de governar o Estado de Goiás de 1961 a 1964. De acordo com o contexto da época, seu governo tendia à esquerda, mas de forma moderada. Era considerado um progressista e nacionalista ao estilo do PSD. Foi deposto por intervenção do Regime Militar em novembro de 1964. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UEG em 2004.

MARCONI PERILLO: Foi eleito Governador do Estado de Goiás quatro vezes (em 1998, 2002, 2010 e 2014) e ostenta uma das carreiras políticas estaduais mais bem sucedidas do país. No seu primeiro mandato, foi fundada a UEG. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UEG em 2006.

HORIESTE GOMES: Foi um nome importante para a Geografia em Goiás. Ajudou a estruturar a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), a fundar o curso de Geografia da UFG e a organizar, em Goiás, os primeiros Encontros Regionais de Geografia. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UEG em 2014.

JOÃO ALVES DE CASTRO: Foi um dos fundadores da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) e se destacou em seus estudos sobre temas geográficos. O Centro Acadêmico do curso de Geografia da PUC de Goiás recebeu o seu nome. Foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa da UEG em 2014.

VICENTE PEDATELLA: Estudou Ciências Econômicas na FACEA e depois de formado ingressou como professor na instituição. Foi Diretor da própria FACEA e depois Reitor da UNIANA. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UEG em 2014.

AS HONRARIAS DA UEG

A Resolução CsU 044/2013 definiu que a concessão de uma honraria pela UEG deve ser aprovada por dois terços dos conselheiros presentes em sessão do Conselho Universitário e entregue em sessão solene do próprio Conselho. São cinco as honrarias que a UEG concede:

Mérito Universitário

Professor Emérito

Professor Honoris Causa

Doutor Honoris Causa

Servidor Emérito

O PROTESTO QUE NÃO HOUVE

O Movimento Vozes e Ação (Mova), da UEG-Formosa, estava disposto a promover uma manifestação de protesto durante a cerimônia de entrega do título de Doutora Honoris Causa a Berha Rojas López. Informado da situação, o Reitor da UEG buscou o diálogo com o movimento para convencê-lo a não interferir na solenidade. Após alguns minutos de negociação, foi estabelecido um acordo. A manifestação não seria realizada caso o Reitor se comprometesse a comparecer em outra data à UEG-Formosa para debater os problemas da Universidade.

Assim foi feito. A cerimônia transcorreu sem problemas. Haroldo Reimer, Reitor da UEG, esteve na UEG-Formosa semanas depois e participou de debate aberto com a comunidade acadêmica.