Dia 5


5. A PRIMEIRA FORMATURA

A missão de entregar à sociedade profissionais preparados para trabalhar no setor educacional começou a ser cumprida pela Faculdade de Formosa no ano de 1988. No mês de dezembro, foi realizada pela primeira vez uma cerimônia que graduou oficialmente seus estudantes. A realização de um evento tão marcante deu à instituição maior respeitabilidade e ânimo novo para seguir adiante em seu processo de desenvolvimento acadêmico.

* * * *

A COLAÇÃO DE GRAU
 
A colação de grau é o grande acontecimento da formatura. Trata-se de um evento tradicional das universidades. Existe desde a Idade Média e, embora tenha passado por várias modificações, até hoje tem o mesmo ar de grande assembleia cerimonial. O evento é obrigatório. Ninguém se torna graduado e nem recebe o diploma se não passar pela cerimônia de colação de grau.

A colação de grau é cheia de solenidade e símbolos. Os participantes usam vestes especiais, chamadas de vestes talares. Nestas vestes, há uma faixa que envolve a cintura. A cor desta faixa deve representar o curso ou a área do saber de quem a usa. A mesa que conduz os trabalhos da colação de grau é composta por dirigentes da Universidade e também por patronos, patronesses e paraninfos dos formandos. Em cada curso, um formando deve fazer o juramento (é o juramentista), outro deve receber a outorga de grau e outro deve fazer o discurso (é o orador da turma). Estes três representam os seus colegas. O diploma, muitas vezes, é entregue enrolado de forma circular e por isso ganhou o apelido de canudo.

A cerimônia tem caráter oficial e transforma legalmente os formandos em graduados, que passam a usufruir de todos os direitos e prerrogativas da sua profissão. Deve ser também uma cerimônia pública, que apresenta à sociedade um novo conjunto de profissionais prontos para servi-la.

DETALHES DA PRIMEIRA FORMATURA

- Foi realizada em 16 de dezembro de 1988 e a Faculdade já tinha adotado o seu segundo nome (FECLISF).

- Havia apenas formandos do curso de Ciências, que tinha duração menor (3 anos) por ser um curso de licenciatura de 1º grau (também chamado de licenciatura curta). Os outros cursos, que tinham duração de 4 anos, passaram a ter formaturas no ano seguinte.

- Ivone Saad foi a primeira Diretora da Faculdade, mas não presidiu a primeira formatura. O Diretor em dezembro de 1988 era Edson Spíndola, que foi também prefeito de Formosa.

- O Diretor e a Secretária Geral, que assinaram os documentos oficiais da formatura, tinham Spíndola em seus sobrenomes. Um sobrenome comum na cidade de Formosa.

- Dos 17 formandos, 10 eram homens e 7 mulheres.

FORMATURAS NOS PRIMEIROS ANOS DA FECLISF

Em seus primeiros anos de existência, a FECLISF graduou um número considerável de estudantes. Encerrada a colação de grau de 1995, já eram 738 os profissionais formados. As colações de grau que oficializavam estas formaturas ocorriam das formas mais variadas.

Não é comum, mas aconteceu: no ano de 1990, houve uma única formanda no curso de Letras (a formanda, depois, seria professora da instituição). Estava acompanhada, em sua colação de grau, de mais oito formandos do curso de Ciências. Letras voltou a ter uma formanda única em janeiro de 1993. Este, porém, foi apenas um caso de formatura atrasada (três semanas antes, haviam colado grau 22 estudantes do curso).

Letras teve formanda única em 1990, mas também chegou ao impressionante número de 60 formandos na colação de grau realizada em 16 de dezembro de 1994. A mesma cerimônia ainda contava com 38 formandos de Geografia e 35 de História, ou seja, um total de 133 novos profissionais.

As colações de grau com os maiores números de formandos do mesmo curso até dezembro de 1995 foram estas:

História (1989): 32

Letras (1989): 32

História (1991): 31

Letras (1991): 31

Geografia (1994): 38

História (1994): 35

Letras (1994): 60

Geografia (1995): 40

História (1995): 43

Letras (1995): 46

A COLAÇÃO DE GRAU GRATUITA DE 2015
 
Entre os formandos, era comum contratar, coletivamente, uma empresa que organizava a colação de grau, as celebrações religiosas, o baile e outras cerimônias relacionadas à formatura. Em geral, eram eventos bem elogiados. Alguns formandos, porém, não tinham como pagar a sua parte nestes contratos coletivos e não participavam destas cerimônias e festividades. Colavam grau em sessões mais simples, realizadas na própria Universidade. Esta separação entre colegas, obviamente, causava constrangimento e mal estar.

Os formandos de 2014 foram os primeiros a participar de uma colação de grau custeada inteiramente pela Universidade. Em toda a UEG, foram 47 cerimônias que graduaram 2.390 estudantes. O público que assistiu a estas cerimônias passou de 27.000 pessoas. Também não era comum entregar o diploma já na cerimônia de colação de grau, como aconteceu desta vez.

Em Formosa, a colação de grau deveria ter ocorrido no início de 2015, mas houve atraso e a cerimônia foi realizada em junho. No dia 16, colaram grau os estudantes de Geografia, História e Matemática. No dia 17, foi a vez dos estudantes de Letras, Pedagogia e Química. As duas sessões ocorreram no Centro de Tradições Gaúchas (CTG).