Dia 24

24. A COPA NEY 

Em 2010, foi realizada pela UEG-Formosa a primeira edição da Copa Ney, um torneio de futebol society com inovações relevantes em seu regulamento. A mudança foi notável. A competição despertou interesse entre alunos e professores, se tornou conhecida por toda a comunidade acadêmica e, dois anos depois, passou a ter uma versão feminina. Consolidou-se como um evento de realização indispensável para a UEG-Formosa.

* * * * 

O NOVO TORNEIO

Depois de fundada a UEG, os eventos esportivos internos da Unidade Universitária de Formosa passaram a ser cada vez mais realizados em moldes extraoficiais e com reduzidíssima normatização. Predominava o aspecto recreativo. Consequentemente, restou quase nada em termos de registro histórico destes eventos, assim como dos eventos esportivos da época da FECLISF, embora estes tivessem caráter mais oficial e fossem melhor normatizados.

Em 2010, uma reunião foi realizada na UEG-Formosa para organizar um novo torneio de futebol society. Ficou decidido que cada equipe deveria ser uma autêntica representante de seu curso (e não uma equipe formada por um grupo de alunos do curso, mas sem ser oficialmente reconhecida por este mesmo curso). Ao contrário do que vinha sendo realizado nos anos anteriores, foram estabelecidas duas normas centrais:

1. Cada curso poderia inscrever no torneio apenas uma equipe (que seria considerada sua equipe oficial).

2. Nenhum curso poderia inscrever em sua equipe alunos ou professores de outros cursos.

Estas normas enfatizavam o sistema curso-contra-curso que caracterizava o novo torneio. Solicitações especiais podiam ser aceitas, desde que houvessem justificativas sólidas (a permissão para que fosse formada uma equipe masculina conjunta de Pedagogia-Letras, por exemplo, foi justificada pela escassez de alunos do sexo masculino nestes dois cursos). Estes casos, porém, eram excepcionais. A regra geral era a de abolir naquele ano a prática de incluir em determinada equipe uns poucos alunos convidados de outros cursos. Esta prática, anos depois, chegou a ser restaurada, mas seus efeitos foram considerados negativos e a proibição foi retomada.

A mudança era evidente naquele ano de 2010. Para garantir que cada curso teria em sua equipe apenas seus próprios professores e alunos, uma ficha de inscrição deveria ser assinada pelo próprio Coordenador do curso. O torneio contou com o apoio da Direção da UEG-Formosa e, portanto, foi considerado um evento oficial da instituição. A divulgação foi muito além do simples boca-a-boca entre poucos colegas, como costumava acontecer.

O nome escolhido para o torneio foi Copa Ney, em homenagem ao Prof. Sidney do Couto Lacerda, que havia sido, nos anos anteriores a 2010, o principal responsável pela realização de atividades esportivas na UEG-Formosa. Foi decidido também que o torneio seria realizado anualmente e que seus resultados seriam devidamente registrados para a posteridade. Nas duas primeiras edições da Copa Ney, participaram apenas equipe masculinas. Em 2012, foi realizada pela primeira vez a versão feminina do torneio.

A Copa Ney não demorou a se tornar conhecida em toda a UEG-Formosa. Costuma ser realizada no segundo semestre e promove uma das mais animadas confraternizações da comunidade acadêmica.

DETALHES DA COPA NEY

- A princípio, a Copa Ney era inteiramente realizada em um único dia. Os jogos começavam aos sábados pela manhã.

- Já houve pequenas brigas entre jogadores, protestos veementes contra a arbitragem, WOs e reclamações por escrito enviadas à comissão organizadora, mas todas as edições da Copa Ney foram realizadas até o fim e tiveram os seus campeões legitimamente reconhecidos.

- Encerrada a Copa Ney, é realizada uma confraternização festiva aberta a todos os presentes.

- Há o costume informal de eleger as musas e os “musos” de cada Copa Ney.

- Apenas uma final da Copa Ney foi decidida em disputa por pênaltes. Na edição de 2011, História e Matemática empataram no tempo regulamentar (3 X 3). Nos pênaltes, Matemática venceu por 4 X 2.

- Até hoje, o duelo mais frequente na final da Copa Ney foi História X Geografia. Já se enfrentaram quatro vezes na partida decisiva (três pelo torneio masculino e uma pelo feminino). Nestas quatro partidas, cada curso venceu duas vezes.

- Matemática e História já foram campeãs no torneio masculino, mas não no feminino. O contrário aconteceu com Química. Apenas Geografia venceu nas duas versões do torneio.

RESULTADOS DA COPA NEY

EQUIPES CAMPEÃS E VICE-CAMPEÃS DO TORNEIO MASCULINO

2010: História (Vice-Campeã: Geografia)

2011: Matemática (Vice-Campeã: História)

2012: História (Vice-Campeã: Geografia)

2013: Geografia (Vice-Campeã: História)

2014: Geografia (Vice-Campeã: Matemática)

2015: Geografia (Vice-Campeã: Matemática)


EQUIPES CAMPEÃS E VICE-CAMPEÃS DO TORNEIO FEMININO

2012: Química (Vice-Campeã: História)

2013: Geografia (Vice-Campeã: História)

2014: Química (Vice-Campeã: Geografia)

2015: Química (Vice-Campeã: Matemática)