Dia 4


4. A PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO

Em 27 de maio de 1987, foi editado o Decreto n. 94.381, que autorizava o funcionamento dos quatro cursos da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Formosa. O documento era assinado pelo Presidente da República em exercício e pelo Ministro da Educação. Foi a consolidação da existência da Faculdade. A partir daquela data, os seus cursos tinham a certeza de que suas atividades seriam reconhecidas legalmente. Até hoje, o Decreto é apresentado pelos cursos de Geografia, História e Letras como a sua primeira autorização oficial para funcionar.

* * * *

O TEXTO DO DECRETO
 
Decreto n. 94.381, de 27 de maio de 1987

Autoriza o funcionamento dos cursos de
Letras, História, Geografia e Ciências,
em Formosa, Estado de Goiás.


O Presidente da Câmara dos Deputados, no exercício do cargo de Presidente da República, usando das atribuições que lhe confere o artigo 81, item III, da Constituição, de acordo com o artigo 47 da Lei n. 5.540, de 28 de novembro de 1968, alterado pelo Decreto-lei n. 842, de 09 de setembro de 1969, e tendo em vista o que consta do Processo n. 23000.004824/87-24 do Ministério da Educação,

DECRETA:

Art. 1 – Fica autorizado o funcionamento dos cursos de Letras, habilitação em Português e Inglês, licenciatura plena; História, licenciatura plena; Geografia, licenciatura plena, e Ciências, licenciatura de 1º grau, a serem ministrados pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Formosa, mantida pela Autarquia Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Formosa, com sede na cidade de Formosa, Estado de Goiás.

Art. 2 – Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Brasília, em 27 de maio de 1987;
166º da Independência e 99º da República.

ULYSSES GUIMARÃES

Jorge Bornhausen

QUEM ASSINOU O DECRETO

ULYSSES GUIMARÃES

Político paulista que se destacou na oposição ao Regime Militar (1964-1985) e no movimento das Diretas Já. Foi um dos maiores líderes do PMDB e empresta o nome à fundação de estudos políticos do partido (Fundação Ulysses Guimarães). Presidiu a Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988. Como presidente da Câmara dos Deputados, era o primeiro na linha de sucessão da Presidência da República entre 1985 e 1988 e assumiu várias vezes o cargo interinamente. Foi em uma dessas vezes que assinou o decreto que autorizou o funcionamento dos cursos da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Formosa.


JORGE BORNHAUSEN

Assumiu vários cargos públicos, como o de Governador e Vice-Governador do Estado de Santa Catarina, Senador da República e Embaixador do Brasil em Portugal. Apoiava o Regime Militar, mas seguiu o grupo do PDS que votou no candidato oposicionista Tancredo Neves, do PMDB, na eleição indireta de 1985. Foi Ministro da Educação nos anos de 1986 e 1987.

A RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO

Atualmente, a autorização de funcionamento chama-se reconhecimento do curso e é renovada seguindo um processo que passa por órgãos internos da Universidade e por órgãos externos. Inicialmente, o curso deve manter atualizado o seu principal documento, que é o PPC (Projeto Pedagógico do Curso). Este PPC deve ser apresentado primeiro ao Colegiado do próprio curso e depois ao Conselho Acadêmico da UEG-Formosa. Caso seja aprovado nestes dois órgãos, segue para Anápolis.

Em Anápolis, o PPC deve ser aprovado primeiro pela Câmara de Graduação da UEG e depois pelo CsA (Conselho Acadêmico da UEG). Em seguida, é enviado ao Conselho Estadual de Educação (CEE).

O CEE nomeia uma Comissão de Especialistas que analisa o PPC, visita o curso e elabora um relatório, que é apresentado à Câmara de Educação Superior do CEE e posto em votação. Caso o relatório recomende a renovação do reconhecimento do curso e seja aprovado, o CEE solicita ao Secretário de Estado da Casa Civil que edite uma portaria. É essa portaria que, enfim, autoriza o curso a continuar funcionando legalmente.

Os cursos de Geografia, História e Letras da UEG-Formosa incluem até hoje, em seus PPCs, o Decreto 94.381, de 1987.

OS TRÊS MARCOS

Uma grande placa metálica e escura, que pode ser vista logo na entrada da UEG-Formosa, faz três destaques nos primeiros anos da Faculdade de Formosa:

CRIADA EM 30/10/1985

FUNDADA EM JUNHO DE 1986

AUTORIZADA A FUNCIONAR EM 27/05/1987

São os três marcos principais na fase de consolidação inicial da instituição.

A placa, datada de 1993, ainda homenageia vários nomes, como Íris Rezende e Ivone Saad, já falecida naquele ano. O Diretor da Faculdade na época da instalação da placa era Sérgio Fayad Generoso.