Dia 13

13. A PRIMEIRA PÓS-GRADUAÇÃO

Ao oferecer seu primeiro curso de pós-graduação, a UEG-Formosa deu mais um passo à frente em seu processo de consolidação e desenvolvimento institucional. As aulas tiveram início em fevereiro de 2001 e estavam matriculados mais de 50 alunos. Nos anos seguintes, outros cursos foram criados e qualificaram centenas de profissionais de diversas áreas. Era uma oportunidade especial tanto para os alunos que aperfeiçoavam sua formação quanto para os professores que passavam por mais esta experiência acadêmica.

* * * *

A PÓS-GRADUAÇÃO

O curso de pós-graduação, como o seu nome indica, é aberto a profissionais que já passaram pela graduação e se interessam em continuar desenvolvendo sua formação acadêmica. O objetivo da pós-graduação é promover o aprofundamento e o aperfeiçoamento em uma determinada área do saber.

A pós-graduação lato sensu existe nas modalidades Aperfeiçoamento, Especialização e MBA (Master in Business Adminstration). Acima do lato sensu, está a pós-graduação stricto sensu, cujas modalidades são duas: Mestrado e Doutorado. O Mestrado se subdivide em Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico. O Doutorado está acima do Mestrado. Em seguida, há ainda o Pós-Doutorado, mas esta atividade formativa não confere um título acadêmico, embora dê mais respeitabilidade ao profissional que a conclui.

A UEG-Formosa, em seus 30 anos de história, ofereceu apenas cursos de pós-graduação lato sensu. Estes cursos são regulamentados pelo Conselho Nacional de Educação, que possui uma Câmara de Educação Superior composta por 12 conselheiros nomeados pelo Presidente da República.

DETALHES DA PRIMEIRA PÓS-GRADUAÇÃO DA UEG-FORMOSA

- O curso tinha um nome maior do que o normal: Educação Especial - Construindo o conhecimento no processo de criação da Escola Inclusiva.

- Teve início em fevereiro de 2001 e conclusão no mesmo mês do ano seguinte.

- Ao todo, a carga horária do curso foi de 360 horas. Em média, 30 horas por mês ao longo de um ano.

- Foram ministradas 12 disciplinas.

- A disciplina de maior carga horária era Métodos de Pesquisa e Referencial Bibliográfico (80 horas). A de menor carga horária era Superdotação (10 horas).

- Além de ser aprovado nas disciplinas, os alunos deviam desenvolver um TFC (Trabalho Final de Curso) para concluir a pós-graduação e receber o certificado.

- O curso contava com apenas cinco professoras. Todas mulheres.

- Das cinco professoras, três eram Mestres e duas eram Especialistas.

- A Prof. Marlene Soares, que era Mestre, ministrou 4 das 12 disciplinas. Já a Prof. Erenice Carvalho, também Mestre, ministrou apenas uma.

- Oito das doze disciplinas foram ministradas pelas professoras que eram Mestres. Era o suficiente para atender às normas legais e dar validade ao curso.

AS PÓS-GRADUAÇÕES QUE A UEG-FORMOSA JÁ OFERECEU

Além da pioneira pós-graduação de 2001, a UEG-Formosa já ofereceu outros sete cursos do mesmo nível (alguns destes cursos tiveram mais de uma edição):

Gestão Ambiental

História da América

Língua e Literatura

Gestão Educacional

Psicopedagogia

História Cultural

História, Cinema e Literatura

Era comum que as aulas da pós-graduação na UEG-Formosa ocorressem apenas nas noites de sexta-feira e, principalmente, nas manhãs e tardes de sábado, pois assim os professores da própria UEG podiam lecionar em cursos de graduação nos outros dias da semana. A maioria dos alunos também era beneficiada, pois trabalhava durante a semana no período diurno e frequentava as aulas apenas em dois dias da semana.

Os cursos, mesmo desenvolvendo suas aulas apenas nas sextas-feiras e sábados, cumpriam suas cargas horárias integralmente para manter sua validade legal. Eram cargas horárias extensas, às vezes. O curso de Psicopedagogia, por exemplo, previa um total de 720 horas.

A EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UEG

Até o ano de 2011, a UEG oferecia apenas dois cursos de Mestrado (ambos sediados em Anápolis). De 2012 em diante, este número se expandiu notavelmente. Atualmente, são dez cursos de Mestrado (sete em Anápolis, um em Ipameri, um em Morrinhos e um em São Luís de Montes Belos):

CIÊNCIAS MOLECULARES
ENGENHARIA AGRÍCOLA
PRODUÇÃO VEGETAL
EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS
RECURSOS NATURAIS DO CERRADO
TERRITÓRIOS E EXPRESSÕES CULTURAIS DO CERRADO
ENSINO DE CIÊNCIAS
CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE
AMBIENTE E SOCIEDADE
DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

Em 2014, a UEG passou a oferecer cursos gratuitos de pós-graduação lato sensu. Quinze projetos foram aprovados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PrP) e oficializados como cursos da Universidade. Naquele mesmo ano, abriram processos seletivos e deram início às suas aulas.