Dia 29


29. O CONLACOL

No mês de setembro de 2013, a UEG-Formosa sediou pela primeira vez um evento internacional. Em parceria com outras instituições da cidade e contando com o apoio da Reitoria, recebeu diversos intelectuais no VI Congresso Latinoamericano de Compreensão Leitora (Conlacol). Mais de 50 trabalhos foram apresentados e várias atividades foram desenvolvidas com o intuito de promover um grande intercâmbio acadêmico e cultural. Para a UEG-Formosa, foi uma ótima oportunidade para consolidar-se ainda mais como um campus de nível superior.

* * * *

ORIGEM DO CONLACOL

A ideia de criar o Conlacol surgiu na cidade de Havana durante a realização do Congreso Internacional Lectura 2007. O planejamento inicial envolveu professores do Brasil, Cuba, Peru, Nicarágua, Equador e Venezuela. Decidiram que o evento seria realizado pela primeira vez em 2008, no Peru, e incumbiram Bertha Rojas López de promover os preparativos e presidir o Congresso. Posteriormente, foi acrescentado o nome de Jaime Cerrón Palomino ao evento. De 2008 a 2012, o Conlacol foi realizado nas seguintes cidades:

2008: Huancayo (Peru)
2009: Neuquén (Argentina)
2010: Brasília (Brasil)
2011: Huancayo (Peru)
2012: Riobamba (Equador)

QUEM FOI JAIME CERRÓN PALOMINO

O intelectual que dá nome ao Conlacol era um estudioso de direito, política, história, filosofia e educação. Na UNCP (Universidade Nacional do Centro do Peru), assumiu o cargo de Vice-Reitor e, postumamente, foi reconhecido como Reitor. Foi também um cidadão de intensa atividade política. Presidiu a Federação de Estudantes da UNCP e, como professor, desenvolveu atividades sindicais. Era considerado um intelectual de esquerda e se dizia até que apoiava o Sendero Luminoso. Amigos e familiares, porém, negam que ele tenha apoiado este movimento.

Em 1990, Palomino foi sequestrado, torturado e assassinado por um grupo paramilitar que combatia o Sendero Luminoso. Passou a ser considerado um mártir da educação peruana. Seu filho, Vladimir Cerrón Rojas, também se destacou em suas atividades políticas. Em 2010, foi eleito Presidente Regional de Junín. Colaborou na fundação do partido Perú Libre e passou a ser tratado como possível candidato a Presidente do Peru. Esteve em Formosa durante o Conlacol e apresentou um trabalho intitulado Perú libre de analfabetismo. Erradicar el analfabetismo es prepararse para la revolución.

DETALHES DO VI CONLACOL

- Estas foram as instituições que trabalharam em conjunto para a realização do VI Conlacol: Centro de Estudos e Promoção Cultural Jaime Cerrón Palomino, UEG, Prefeitura da cidade de Formosa (Secretarias Municipais de Educação e de Cultura), Câmara Municipal de Formosa, Cooperativa Recicla Formosa e Sebrae.

- Para recepcionar da melhor forma possível os participantes do Congresso, a UEG-Formosa passou por uma reforma em sua estrutura física. O resultado final, porém, deixou a desejar. Vários problemas permaneceram inalterados.

- O evento tinha dois slogans. Um é o slogan permanente do Conlacol: Ler para produzir mais cultura. O outro fazia referência à região-sede do evento: O Cerrado vive em mim.

- O cartaz do evento dava destaque ao Salto do Itiquira.

- Os estrangeiros foram recebidos com especial atenção pelos organizadores do evento.

- O evento teve duração de três dias (4 a 6 de setembro de 2013).

- O Reitor e a Vice-Reitora da UEG estavam presentes na cerimônia de abertura do VI Conlacol.

- Foram vários os eventos do Conlacol: cerimônia de abertura, comunicações científicas, noite culturais, palestras, exibições cinematográficas e sessão solene na Câmara Municipal. Também não faltaram casos inesperados. O padre que devia dar a benção sertaneja na cerimônia de abertura transformou o evento, por alguns minutos, em uma agitada festividade católica. Em outro evento, realizado em um restaurante, professores e alunos da UEG protestaram coletivamente contra o tratamento que receberam. Na sessão solene da Câmara Municipal, houve uma veemente manifestação de apoio a José Dirceu, recém-condenado no julgamento do Mensalão.

- Foi anunciado que, em 2014, o evento passaria a se chamar Congresso Mundial de Compreensão Leitora. Não foi o que aconteceu. O nome do evento continua o mesmo.

CONLACOL EM 2014 E 2015

O VII Conlacol foi realizado na cidade de Tonalá (Estado de Jalisco, México) de 26 a 28 de novembro de 2014. Em 2015, o evento foi realizado pela terceira vez em Huancayo (Peru), de 23 a 26 de junho.

OS ANAIS DO VI CONLACOL

A publicação dos anais do VI Conlacol foi extremamente demorada. A causa do atraso foram as várias reformulações exigidas para que a coletânea de trabalhos do evento estivesse de acordo com normas editoriais. Em março de 2015, finalmente, a obra foi lançada. Tem 531 páginas. São 58 artigos de várias áreas acadêmicas, sendo 5 destes artigos em espanhol.

O CINETEATRO JAIME CERRÓN PALOMINO

Além de entrar para a história da UEG, o VI Conlacol deixou marcas na cidade de Formosa. No Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Olinda Rocha Lobo, localizado no bairro Parque Lago, o cineteatro ganhou o nome de Jaime Cerrón Palomino.