Dia 26

26. O GAIA

Educação Especial, Educação Inclusiva, transtornos, síndromes, diversidade e outros temas relacionados ao ensino de pessoas com deficiência são debatidos e estudados, desde 2013, pelo projeto GAIA (Grupo de Aprendizagem Inclusiva), que se tornou um dos projetos de extensão de maior destaque na UEG-Formosa. Destaque não só pela qualidade do trabalho que desenvolve e que já foi reconhecido além da Universidade, mas também pelo ânimo diferenciado que se percebe em suas atividades. É um projeto que entusiasma seus participantes e, por essa razão, se faz notar pela comunidade acadêmica.

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O PROJETO GAIA
 
O GAIA é um projeto de extensão da UEG-Formosa que promove estudos e debates sobre Educação Especial e Educação Inclusiva. O nome oficial do projeto é Grupo de Aprendizagem Inclusiva, mas já foi Observatório de Aprendizagens Inclusivas. A sua Coordenadora é a Prof. Patrícia Monteiro.

A primeira edição do GAIA foi realizada em 2013 e atraiu grande número de interessados. No ano seguinte, tornou-se um dos mais bem sucedidos projetos de extensão da UEG-Formosa. Causava especial satisfação à Coordenadora do projeto notar que, entre os seus inscritos, estavam professores do ensino médio e fundamental de Formosa, alunos de diferentes cursos e servidores técnico-administrativos da Universidade, ou seja, o projeto qualificava um público diversificado e abrangente.

LEGISLAÇÃO
 
O GAIA promove o estudo da legislação que trata da Educação Especial no Brasil. É um assunto amplo. Podem ser analisadas normas municipais ou leis voltadas para temas mais específicos (como a Lei 12.764, de 2012, que trata especificamente do Transtorno do Espectro Autista). As determinações legais referentes à Educação Especial que merecem maior destaque são estas:

- Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo (datados de 30 de março de 2007): Foram aprovados pelo Brasil e têm o propósito de “promover, proteger e assegurar o exercício pleno e eqüitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade inerente.” (artigo 1)

- LDB: Possui um capítulo que trata da Educação Especial e a considera um “dever constitucional do Estado”.

- Decreto 7.611, de 2011: Trata da Educação Especial e do atendimento educacional especializado. O seu artigo 2 fala em “eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.”

ASSUNTOS QUE O GAIA ABORDA
 
- Aspectos históricos da educação inclusiva

- Legislação sobre educação inclusiva

- Educação inclusiva e currículo escolar

- Comportamentos inadaptados em sala de aula

- Deficiência auditiva

- Deficiência visual

- Deficiência intelectual

- Deficiência física

- Paralisia cerebral

- Altas habilidades e superdotação

- Transtornos e síndromes
 
BIBLIOTECA GAIA E MOSTRA DE VÍDEOS GAIA

Em algumas de suas atividades, o projeto Gaia arrecadava recursos financeiros que, depois, eram usados na compra de livros voltados para a Educação Especial e a Educação Inclusiva. Assim surgiu a Biblioteca GAIA, que rapidamente chegou a ter 40 livros e tinha perspectiva de continuar aumentando. Os livros podem ser tomados por empréstimo pelos participantes do projeto, que fazem muitos elogios à ideia.

O uso de vídeos também é constante. Alguns são divulgados na internet pela Coordenadora do GAIA e devem ser assistidos pelos alunos do projeto. Outros devem ser produzidos, em formato de documentário, pelos próprios alunos, que depois exibem suas produções na Mostra de Vídeos GAIA.
 
UM PROJETO ANIMADO

Uma das características mais marcantes do projeto GAIA é a boa vontade e animação com que são realizadas todas as atividades. Embora os debates e estudos sejam levados adiante com a devida seriedade, é nítido o entusiasmo de todos, como pode ser facilmente notado em alguns eventos do projeto. Em 2014, por exemplo, o GAIA promoveu uma rápida festividade junina na UEG-Formosa. Durou apenas meia hora, mas foi tão elogiada que deu origem à ideia de realizar um festa maior no ano seguinte. Em visita à APAE de Formosa, alunos do GAIA chegaram ao local fantasiados e encenaram uma peça teatral chamada Tiquindum.

O CONVITE DO PARFOR

O trabalho desenvolvido pelo GAIA repercutiu em uma das Universidades mais respeitadas do país. O PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), que une em Brasília a UnB, a CAPES e a Secretaria de Educação do DF, convidou a Coordenadora do projeto desenvolvido na UEG para expôr sua experiência e falar sobre a temática da diversidade. A palestra foi dirigida a alunos do curso de Pedagogia da UnB.