26. O
GAIA
Educação
Especial, Educação Inclusiva, transtornos, síndromes, diversidade
e outros temas relacionados ao ensino de pessoas com deficiência são
debatidos e estudados, desde 2013, pelo projeto GAIA (Grupo de
Aprendizagem Inclusiva), que se tornou um dos projetos de extensão
de maior destaque na UEG-Formosa. Destaque não só pela qualidade do
trabalho que desenvolve e que já foi reconhecido além da
Universidade, mas também pelo ânimo diferenciado que se percebe em
suas atividades. É um projeto que entusiasma seus participantes e,
por essa razão, se faz notar pela comunidade acadêmica.
* * * *
O PROJETO GAIA
O
GAIA é um projeto de extensão da UEG-Formosa que promove estudos e
debates sobre Educação Especial e Educação Inclusiva. O nome
oficial do projeto é Grupo de Aprendizagem Inclusiva, mas já foi
Observatório de Aprendizagens Inclusivas. A sua Coordenadora é a
Prof. Patrícia Monteiro.
A
primeira edição do GAIA foi realizada em 2013 e atraiu grande
número de interessados. No ano seguinte, tornou-se um dos mais bem
sucedidos projetos de extensão da UEG-Formosa. Causava especial
satisfação à Coordenadora do projeto notar que, entre os seus
inscritos, estavam professores do ensino médio e fundamental de
Formosa, alunos de diferentes cursos e servidores
técnico-administrativos da Universidade, ou seja, o projeto
qualificava um público diversificado e abrangente.
LEGISLAÇÃO
O
GAIA promove o estudo da legislação que trata da Educação
Especial no Brasil. É um assunto amplo. Podem ser analisadas normas
municipais ou leis voltadas para temas mais específicos (como a Lei
12.764, de 2012, que trata especificamente do Transtorno do Espectro
Autista). As determinações legais referentes à Educação
Especial que merecem maior destaque são estas:
-
Convenção
Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu
Protocolo Facultativo (datados
de 30 de março de 2007):
Foram
aprovados pelo Brasil e têm
o propósito de “promover, proteger e assegurar o
exercício pleno e eqüitativo de todos os direitos humanos e
liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência e
promover o respeito pela sua dignidade inerente.” (artigo 1)
-
LDB: Possui um capítulo que trata da Educação Especial e a
considera um “dever constitucional do Estado”.
-
Decreto 7.611, de 2011: Trata da Educação Especial e do atendimento
educacional especializado. O seu artigo 2 fala em “eliminar as
barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de
estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e
altas habilidades ou superdotação.”
ASSUNTOS QUE O GAIA ABORDA
-
Aspectos históricos da educação inclusiva
-
Legislação sobre educação inclusiva
-
Educação inclusiva e currículo escolar
-
Comportamentos inadaptados em sala de aula
-
Deficiência auditiva
-
Deficiência visual
-
Deficiência intelectual
-
Deficiência física
-
Paralisia cerebral
-
Altas habilidades e superdotação
-
Transtornos e síndromes
BIBLIOTECA
GAIA E MOSTRA DE VÍDEOS GAIA
Em
algumas de suas atividades, o projeto Gaia arrecadava recursos
financeiros que, depois, eram usados na compra de livros voltados
para a Educação Especial e a Educação Inclusiva. Assim surgiu a
Biblioteca GAIA, que rapidamente chegou a ter 40 livros e tinha
perspectiva de continuar aumentando. Os livros podem ser tomados por
empréstimo pelos participantes do projeto, que fazem muitos elogios
à ideia.
O
uso de vídeos também é constante. Alguns são divulgados na
internet pela Coordenadora do GAIA e devem ser assistidos pelos
alunos do projeto. Outros devem ser produzidos, em formato de
documentário, pelos próprios alunos, que depois exibem suas
produções na Mostra de Vídeos GAIA.
UM
PROJETO ANIMADO
Uma
das características mais marcantes do projeto GAIA é a boa vontade
e animação com que são realizadas todas as atividades. Embora os
debates e estudos sejam levados adiante com a devida seriedade, é
nítido o entusiasmo de todos, como pode ser facilmente notado em
alguns eventos do projeto. Em 2014, por exemplo, o GAIA promoveu uma
rápida festividade junina na UEG-Formosa. Durou apenas meia hora,
mas foi tão elogiada que deu origem à ideia de realizar um festa maior no ano seguinte. Em visita à APAE de Formosa, alunos do
GAIA chegaram ao local fantasiados e encenaram uma peça teatral
chamada Tiquindum.
O
CONVITE DO PARFOR
O
trabalho desenvolvido pelo GAIA repercutiu em uma das Universidades
mais respeitadas do país. O PARFOR (Plano Nacional de Formação de
Professores da Educação Básica), que une em Brasília a UnB, a
CAPES e a Secretaria de Educação do DF, convidou a Coordenadora do
projeto desenvolvido na UEG para expôr sua experiência e falar
sobre a temática da diversidade. A palestra foi dirigida a
alunos do curso de Pedagogia da UnB.