Dia 3


3. A AULA INAUGURAL DE 1986

A Aula Inaugural de 1986 foi o primeiro encontro coletivo e oficial entre professores, estudantes e outros profissionais da Faculdade de Formosa. O evento simbolizava mais do que o início dos trabalhos acadêmicos daquele ano. Simbolizava também um êxito a mais no processo de implantação do ensino superior na cidade. E era um êxito importante. Ali estava a Faculdade funcionando realmente diante de todos, como não havia acontecido antes e como havia parecido tão difícil de acontecer.

* * * *

A AULA MAGNA

A Aula Magna é um evento acadêmico que simboliza o início de um novo período de atividades no ensino superior. As diferenças em relação às aulas comuns são várias. Em geral, conta com um palestrante, que pode ser um profissional da própria instituição ou um convidado. Participam do evento alunos de cursos diferentes e o tema da Aula Magna, portanto, deve ser amplo o suficiente para contemplar a todos.

A Aula Magna pode também ser chamada de Aula Inaugural, já que inaugura um novo período de atividades acadêmicas. Este foi o termo usado pela Faculdade de Formosa em junho de 1986.

DETALHES DA AULA INAUGURAL DE 1986
 
- A Aula Inaugural foi realizada em uma tarde de sábado, dia 28 de junho, no Auditório da Prefeitura. Era um dia de sol.

- Quem conduziu o evento foi a Diretora da Faculdade, Ivone Saad. Transpareceu emoção e fez referências bíblicas. Seu esposo, o prefeito José Saad, estava presente.

- A Aula Inaugural não teve um convidado especial, mas Ivone Saad anunciou para breve a vinda do Secretário de Educação do Estado de Goiás.

- Ao discursar, destacou-se o professor Natal, que oscilou entre o tom cômico e a competente explicação sobre o três alicerces principais do ensino superior: ensino, pesquisa e extensão.

- A Diretora solicitou que algum dos alunos presentes falasse em nome de seus colegas sobre o início dos trabalhos da Faculdade. Os formosenses, porém, se mostraram tímidos e foi um recém-chegado à cidade que atendeu ao chamado.

- O aluno que discursou em nome dos colegas se chamava José Nílson e tinha origem nordestina. Era do curso de Letras e encerrou seu discurso com um poema de sua própria autoria. Foi muito aplaudido por todos os presentes.

- Foi lido todo o Regimento Geral da Faculdade (a parte menos simpática do evento, provavelmente). Também foram feitas recomendações sobre os dias e horários das aulas. Já eram previstas, naquela época, atividades aos sábados de manhã.

- A Aula Inaugural foi encerrada com a leitura dos nomes de todos os alunos recém-matriculados na instituição.

PROFESSORES E AUXILIARES
 
Ao todo, estavam presentes e falaram publicamente 11 professores:

IVONE SAAD
EDSON SPINDOLA
MARISA SALLES
MAGDA HELENA R. REIS
DIB SALOMÃO
JOSÉ NATAL BARBOSA
MARCELO MOISÉS DE PAIVA
ELIANE MARIA DE PAIVA
GERACINA GONÇALVES GUIMARÃES
MARIA MARTINS LISBOA
IVETE BALEM

Seis professores estavam ausentes e se justificaram.

Entre os professores presentes, dois seriam Diretores da instituição depois de Ivone Saad (Edson Spindola e Magda Reis).

Foram apresentados também os 21 profissionais que o jornal Correio Regional chamou de auxiliares operacionais de serviços diversos. Atualmente, são chamados de servidores técnico-administrativos.

TRECHOS DE DISCURSOS NA AULA INAUGURAL
 
Ivone Saad falou do empenho dos formosenses para a criação da Faculdade e salientou, mais de uma vez, como era importante que os alunos se esforçassem e dessem uma relevante contribuição para torná-la uma instituição de excelência:

E nós aqui estamos hoje, com nosso orgulho, com uma faculdade que não é nossa, mas de vocês. E o que mais desejamos é que ela seja bem alicerçada.


Ao contrário de outros colegas, que diziam ter sido convidados para trabalhar na Faculdade, José Natal Barbosa revelou que havia convidado a si mesmo para lecionar na instituição e provocou risos na Aula Inaugural:

(…) sabendo dessa faculdade, não esperei ser convidado; eu mesmo me convidei a participar.


Marcelo Moisés de Paula se mostrou satisfeito com a estrutura da Faculdade e fez uma previsão das mais otimistas:

Brevemente a faculdade de Formosa se transformará num pólo de radiação de cultura, de ciência, de tecnologia, de saber e de conhecimento para o Entorno e região Geoeconômica de Brasília.

As citações foram registradas em matéria de Antônio Victor publicada no jornal Correio Regional.