Dia 18


18. A REVISTA ACADÊMICA DA UEG-FORMOSA

Em 2004, a Unidade Universitária de Formosa lançou a primeira edição de sua própria revista acadêmica, a Ideias Universitárias. Para professores e alunos, era uma ótima oportunidade para divulgar seus trabalhos científicos. A segunda edição foi lançada em 2006. Depois, não foi mais publicada. Embora tenha durado tão pouco, animou bastante a comunidade acadêmica na época e entrou para a história da UEG-Formosa por ser a sua primeira publicação científica oficial.

* * * *

REVISTAS ACADÊMICAS

Revistas acadêmicas são instrumentos do ensino superior para a divulgação de suas descobertas, teses e atividades científicas. Possuem um linguajar e um formato próprio para a sua área temática e, em geral, publicam artigos, não matérias de teor jornalístico. Não são, portanto, revistas que devam ser impressas em larga escala e lidas por um grande número de pessoas. Apesar desta restrição de alcance, são muito valorizadas pelas Universidades.

No Brasil, existe um sistema de avaliação e classificação das revistas acadêmicas que está sob a responsabilidade da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior). O sistema chama-se Qualis e classifica as revista em oito categorias, na seguinte ordem decrescente: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5, C. A atualização é anual. O sistema evita que revistas publicadas em condições muito diferentes recebam o mesmo tratamento ou tenham o mesmo peso em determinados processos acadêmicos. É o seu principal mérito.

IDEIAS UNIVERSITÁRIAS

A UEG-Formosa já publicou a sua própria revista acadêmica. Chamava-se Ideias Universitárias e era editada por José Ronaldo Teles, um doutor em Serviço Social que ingressou na UEG em 2001. A iniciativa foi muito bem recebida pela comunidade acadêmica e alguns estudantes ficaram entusiasmados com a chance de terem um artigo de sua autoria publicado. A revista, porém, teve apenas duas edições lançadas (a primeira em 2004 e a segunda em 2006). A publicação de novas edições foi cogitada, mas não se realizou.

DETALHES DA REVISTA DA UEG-FORMOSA

- Sua classificação no sistema Qualis era B5.

- Além do editor, havia um Conselho Editorial composto por 7 professores (dois de Letras e um de História, Geografia, Pedagogia, Química e Matemática).

- Era uma revista multitemática. Aceitava artigos dos seis cursos da UEG-Formosa.

- Publicava artigos com qualquer número de autores. Havia textos com seis autores. Alguns alunos aproveitaram para publicar trabalhos realizados em grupo.

- A edição de 2004 tinha 17 artigos e a de 2006 tinha 21.

- Quatro artigos tratavam de temas da história e cultura formosenses (dois na edição de 2004 e dois na edição de 2006). Havia também um artigo sobre Alto Paraíso na edição de 2004.

- Na edição de 2006, constava nas normas para publicação que os artigos deveriam ter, preferencialmente, de 5 a 10 páginas. Já na edição de 2006, estava estabelecido em 25 o número máximo de páginas.

AS REVISTAS DA UEG

REVISTA DE ECONOMIA DA UEG
UEG-Anápolis (CCSEH)

PLURAIS
UEG-Anápolis (CCSEH)

VIA LITTERAE
UEG-Anápolis (CCSEH)

AGROTECNOLOGIA
UEG-Anápolis (CCET)

REVISTA DE BIOTECNOLOGIA E CIÊNCIAS
UEG-Anápolis (CCET)

REVISTA DE HISTÓRIA DA UEG
UEG-Porangatu

ÉLISÉE - REVISTA DE GEOGRAFIA DA UEG
UEG-Porangatu

TEMPORIS [AÇÃO]
UEG-Cidade de Goiás

TERRITORIAL
UEG-Cidade de Goiás

MOVIMENTA
UEG-Goiânia (Eseffego)

BUILDING THE WAY
UEG-Itapuranga

ÍCONE
UEG-São Luís de Montes Belos

PRAXIA
UEG-Quirinópolis

REVELLI
UEG-Inhumas

REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DA UEG
UEG-Aparecida de Goiânia

EXPEDIÇÕES - TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
UEG-Jussara

SAPIÊNCIA
UEG-Iporá

Embora ainda estejam vinculadas a um dos campi da Universidade, estas revistas são cada vez mais consideradas publicações da UEG, e não dos campi. Alguns títulos salientam esta sua condição (Revista de Administração da UEG e Revista de História da UEG, por exemplo). Além disso, há preferência cada vez maior por revistas eletrônicas publicadas na internet.